O macaco aranha Carlinhos, ex-morador do zoológico de Sete Lagoas, que foi desativado recentemente, é a nova atração do Vale Verde Alambique e Parque Ecológico. O complexo ambiental fica em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
O animal, da espécie Ateles paniscus, tem 20 anos e já é considerado adulto, uma vez que macaco aranha em cativeiro vive em média entre de 30 e 40 anos. A espécie está em risco de extinção no Brasil. “Manter um animal destes em cativeiro o mais próximo possível do ambiente natural é um trabalho fundamental para sua conservação. Além de tratar bem e mantê-lo fora das áreas de risco, vai nos permitir estudar seus hábitos e futuramente direcionar melhor as políticas de preservação da espécie”, contou o biólogo do parque, Ramon Palhares.
 
Por isso, uma megaestrutura foi montada para abrigar o novo inquilino. “Por se tratar de um animal que naturalmente habita a região da floresta amazônica, construímos para ele um espaço que lembra os mesmos obstáculos e variedades do seu habitat natural, com escadas, cordas e armações altas, além de brinquedos no chão, tudo para que ele tenha sempre com o que se entreter”, detalhou o biólogo.
 
Macaco aranha
 
O macaco aranha tem esse nome por possuir membros mais longos que o comum, e ter o hábito de ficar em árvores muito altas, evitando o chão. Ele possui ainda uma cauda muito habilidosa, que usa para agarrar e movimentar-se com grande agilidade pelos galhos das árvores. Sua alimentação consiste de ração, que possui os nutrientes essenciais para sua saúde, além de uma ampla variedade de vegetais crus, frutos com cascas e variedades como pão integral, gelatina sem sabor, iogurtes e Danoninho.
 
Atualmente, o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico abriga mais de 1.200 espécies de animais.
 
Serviço
Endereço: Rua Ary Barbosa da Silva, 950 - Bairro Vianópolis – Betim – Região Metropolitana de Belo Horizonte
Funcionamento: terça-feira a domingo - 9 às 17h30
Entrada: R$ 20,00 adultos; R$ 10,00 para crianças entre 6 e 12 anos*, estudantes* e clientes acima de 60 anos*. Crianças até 5 anos não pagam entrada.