O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, comemora 117 anos nesta sexta-feira (26). O jardim público é o mais antigo da capital mineira e uma das áreas verdes mais imponentes do município. Além de abrigar diferentes espécies de plantas, nascentes, fauna silvestre e vasta vegetação, fazem parte do espaço o orquidário municipal, o Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes.
 
Projetado no final do século 19, em estilo romântico inglês, o espaço tem 182 mil metros quadrados e, por estar no Centro de BH, contribui para amenizar o clima na região e é considerado "o pulmão da cidade".
 
“O parque é um importante símbolo cultural e ambiental. Durante todo esse tempo algumas mudanças ocorreram e melhorias foram agregadas. Entre elas, a requalificação da área do Teatro Francisco Nunes e o desenvolvimento de um projeto paisagístico, muito elogiado pela população e por visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo”, disse Homero Brasil, diretor de Parques da Área Sul.
 
Comemorações
 
Para festejar a data, o Parque Municipal contará com uma programação especial. Música, teatro, exposições e diversas atividades convidam o público a aproveitar bem este grande cenário natural.
 
Confira a programação:
 
• Sábado 
- Das 15h às 17h30 - Espetáculo “Sem Fonia Musical”, com repertório de Yepocá Companhia de Teatro, na Praça do Trenzinho.
- Às 16h - Concerto no Parque - Coral Lírico de Minas Gerais – Gramadão.
 
• Domingo
- Das 10h às 12h - Apresentação do Palhaço Chaveirinho na Praça do Trenzinho.