Mais da metade da população diz que Carnaval não é a principal festa popular do Brasil

Da Redação
01/03/2019 às 09:38.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:47
 (Samuel Mendes/Acervo Belotur)

(Samuel Mendes/Acervo Belotur)

O Carnaval é a principal festa popular do Brasil? Para 53,5% da população a resposta é não. Foi o que revelou a pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná. Dos entrevistados, apenas 41,7% acreditam que a festa momesca é a mais importante representação popular do país. 

Dos moradores da região Sudeste, 42,9% acham que o Carnaval é a principal festa popular. Este número sobe para 44,1% para a população da região Nordeste. A menor taxa foi registrada no Norte e Centro-Oeste do país. Nas duas regiões, somente 37,5% dizem que o Carnaval é a principal manifestação popular do Brasil.

O Paraná Pesquisas atribuiu o resultado da pesquisa ao público mais velho e evangélico, que geralmente não gosta de Carnaval. Além disso, conforme o instituto, cada região pode considerar uma festa típica, como o São João, como a maior festa popular do Brasil. Porém, o Paraná Pesquisas não questionou os entrevistados qual a principal festa popular do país.

O estudo revelou, ainda, que 85,8% da população concorda com a redução da verba destinada para o Carnaval para aumentar os recursos em outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura. Além disso, 72,6% acham que a folia deveria ser totalmente patrocinada pela iniciativa privada. Para 21,2% dos entrevistados, o patrocínio deveria ser dividido entre o poder público e iniciativa privada e, somente 2,4% dizem que as prefeituras e governos deveriam arcar com 100% da festa.

O melhor Carnaval do Brasil

Salvador lidera a pesquisa, com 28,3% dos votos. Em seguida aparecem Rio de janeiro, Recife e São Paulo, com 16,9%, 13,9% e 3,3%, respectivamente. A cidade mineira melhor ranqueada é Ouro Preto, que recebeu 1,4% dos votos como o Carnaval mais animado do Brasil.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 a 25 de fevereiro e ouviu 2.204 brasileiros, em 170 municípios de todos os estados e o Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 2%.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por