Mais de 135 mil beneficiários mineiros ainda não renovaram senha do INSS

Hoje em Dia*
12/12/2014 às 17:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:22
 (Renato Cobucci / Arquivo Hoje em Dia)

(Renato Cobucci / Arquivo Hoje em Dia)

Mais de 135 mil cadastrados mineiros da Previdência Social ainda não renovaram a senha para a retirada do benefício mensal. O prazo para o ato termina em 31 de dezembro deste ano. O objetivo é evitar pagamentos indevidos e fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).   Segundo o órgão federal, o número representa 11% dos benefíciarios que ainda não recadastraram a senha no Brasil, que totaliza 1.200.276 pessoas sem a renovação. Em novembro, apenas 7.383 cadastrados em Minas Gerais compareceram ao banco onde o benefício é retirado.   Em Minas Gerais, dos 3,6 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, 136.707 ainda não compareceram à sua agência bancária. Em Belo Horizonte, são 16,9 mil pessoas que não buscaram sua agência bancária para a devida renovação de senha.   Como fazer   Não é necessário ir à Agência da Previdência Social. A renovação da senha é feita diretamente no banco em que recebe o pagamento do benefício. Basta apresentar um documento de identificação com foto e e de fé pública (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou outros) ao caixa do banco.   O procedimento é obrigatório para todos aqueles beneficiários do INSS, que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Quem não fizer a renovação da senha no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido até que faça a renovação de senha no banco.   Os beneficiários que não puderem ir até as agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.   Os segurados que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.   Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet. Aqueles que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a renovação de senha nos terminais de autoatendimento   Esclarecimentos:   1) O que significa a renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê? É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.   2) Como funciona a renovação de senha? O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe o pagamento do seu benefício, e renovar sua senha bancária. As agências do INSS não fazem a renovação de senha/fé de vida.   3) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha? Documento de identificação com foto e de fé pública (Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros)   4) A renovação de senha também pode ser feita por procuração? Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.  O procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal.   5) Se o aposentado não puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha será feita? Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido da Procuração, do atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador e do beneficiário.   6) O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS? R. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá buscar o modelo de procuração disponível no endereço: http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html, na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br). De posse desse documento devidamente assinado, comparecer a uma Agência da Previdência Social para o devido cadastro de procurador. No caso de o beneficiário não alfabetizado, a procuração deve ser registrada em Cartório. Além da procuração, o INSS exige a apresentação de atestado médico (emitido nos últimos 30 dias), que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no exterior), junto com os documentos de identificação do beneficiário e do procurador.   7) A renovação de senha pode ser feita por biometria? O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.   8) As datas previstas para a renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários são avisados? Como isso funciona? R. Sim. O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a renovação de senha termina em 31 de dezembro de 2014. Os bancos são os responsáveis pela convocação dos segurados.   9) O que acontece caso o procedimento não seja feito? O pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a renovação da senha no banco.   10) Caso perca o prazo, o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o benefício novamente? A renovação de senha deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a situação, basta ir a uma agência bancária e solicitar a renovação da senha.   (* Com INSS)

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