Cinquenta e um fícus da avenida Bernardo Monteiro, no Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, serão submetidos a uma nova poda, a partir de segunda-feira (27). As árvores centenárias estão infestadas pela mosca-branca, praga que suga a seiva e provoca o desfolhamento contínuo, enfraquecendo as plantas. 

A poda tem por objetivo evitar a queda de galhos e garantir a segurança das pessoas. A supressão total de quatro fícus foi revogada, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
 
Além da poda, o órgão vai instalar armadilhas contra a praga. Cada espécime receberá quatro placas adesivas.
 
Outra medida é iniciar a aplicação do inseticida Nim, no início de junho. A prefeitura conseguiu, na semana passada, autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para utilizar o produto. Agora, é aguardada apenas a chegada do veneno de São Paulo.
 
A aplicação do Nim deverá ser feita nos fins de semana, sempre à noite, devido ao menor movimentação de pessoas.
 
Concientização
 
Nesta sexta-feira (24), estudantes de 5 anos, da Escola da Serra, participaram de um piquenique na avenida Bernardo Monteiro. Eles ainda ouviram uma palestra de representantes do movimento popular Fica Fícus, que tenta evitar o corte das árvores.