Mais de 60 cidadãos foram notificados por desperdício de água em Uberaba

Hoje em Dia
24/09/2014 às 13:50.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:20
Copasa destaca que imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos (Pixabay / Divulgação)

Copasa destaca que imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos (Pixabay / Divulgação)

Mais de 60 cidadãos foram notificados por fiscais do município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, por uso inadequado da água da cidade. Os dados são do Departamento de Posturas, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans) e

Após ser decretado Estado de Emergência de Desabastecimento, a prefeitura se baseou na lei municipal nº 10.270, de 2007, para criar a ação educativa que inclusive, inclui permissão para multar, além de fiscalizar, o uso excessivo da água.  

A fiscalização é feita por meio de denúncias levantadas pelo Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau). Quando é confirmado o desperdício ou mau uso é gerada uma notificação.

"Desperdício é quando a pessoa está gastando água sem nenhuma utilização específica; o mau uso, quando está lavando um carro, calçada e garagem sem a real necessidade de lavar naquele momento",  explicou o diretor do Departamento de Posturas, Renê de Freitas

Existe também denúncias que não procedem, como é o caso do que foi qualificado como "uso consciente", como aquelas situações em que ao chegar ao local denunciado, o fiscal de posturas percebe que a pessoa estava fazendo o reaproveitando da água já utilizada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por