Mais de 90 animais são resgatados em Brumadinho e helicóptero vai reforçar salvamentos

Rosiane Cunha
03/02/2019 às 20:58.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:22
 (Vale/Divulgação)

(Vale/Divulgação)

A Vale, empresa responsável pela barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou neste domingo (3) que disponibilizou um helicóptero especializado para auxiliar no resgate dos animais.

Em nota, a empresa explica que a aeronave tem as mesmas funções dos helicópteros utilizados no resgate de fauna terrestre pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Um dos equipamentos, uma espécie de cesta acoplada na área externa do helicóptero, é capaz de fazer o transporte de animais de pequeno e médio portes, com até 113kg. “O helicóptero permitirá o deslocamento mais ágil das equipes, assim como o acesso às áreas mais remotas da zona impactada pelo rompimento da barragem. A aeronave também facilitará o trabalho de identificação das melhores áreas para a soltura dos animais já tratados e recuperados”, explica o comunicado.

Hospital de Campanha

O hospital funciona em uma fazenda e serve de base de apoio para as equipes de resgate coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) e até a última contagem, atualizada neste domingo (3), houve 98 salvamentos de aves, répteis, equinos, bovinos, felinos e caninos.

A estrutura montada para realizar o acolhimento é composta por baias e coches para bovinos, piquetes para ovinos e suínos, gradil para cães, área para animais silvestres e uma piscina para acomodar peixes. Além disso, o hospital tem o suporte de ônibus móvel equipado para realizar cirurgias nos animais que chegam em estado mais grave. Ao todo, o trabalho envolve a participação de 30 profissionais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por