Mais tempestades: após pânico e destruição, previsão é de novas pancadas de chuva em BH

Renata Galdino
29/10/2019 às 21:44.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:27
 (Reprodução WhatsApp)

(Reprodução WhatsApp)

Depois de um dia de inundações, desabamentos e várias ocorrências de pessoas ilhadas, os belo-horizontinos devem se preparar para mais tempestades nesta quarta-feira (30). A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde, quando os termômetros podem chegar a 32°C. A atenção em pontos de alagamentos é a principal dica para evitar ser surpreendido pelo aumento do volume de água nas vias da cidade e até da região metropolitana.

Das 14h50 de terça até a manhã desta quarta, 51 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil da capital. Já o Corpo de Bombeiros contabilizou ao menos 12 tanto na metrópole quanto na Grande BH. Somente na zona Norte de Belo Horizonte choveu 99 milimetros (mm) entre a tarde de terça e a manhã desta quarta, marca bem próxima da média histórica para todo o mês de outubro, que é de 104,7 mm, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  

Um dos registros mais graves foi na avenida Tereza Cristina, Oeste da metrópole, na divisa com Contagem. Lá, a via foi interditada após o córrego Ferrugem transbordar. Pessoas ficaram ilhadas em carros e motos. 

Temporal alagou a avenida Tereza Cristina, que teve de ser interditada pela Defesa Civil

No bairro Bonsucesso, na região do Barreiro, um muro desabou e soterrou um idoso de 65 anos, que ficou preso entre os escombros da estrutura e um carro. O resgate do homem durou cerca de duas horas. Ele foi levado para o hospital, mas o estado de saúde não foi informado.

Nem a Cidade Administrativa, no Serra Verde, em Venda Nova, escapou. O subsolo do prédio Minas ficou completamente alagado

Próximo dali, a avenida Vilarinho chegou a ser interditada devido ao risco de inundação. Lá, em novembro do ano passado, três pessoas morreram após tempestade.

Em Contagem, no bairro Tropical, parte do teto de uma casa caiu, mas não houve feridos. Também na cidade, vários veículos ficaram ilhados na avenida Francisco Firmo de Matos, no Eldorado. 

Panorama
O temporal que atingiu todas as regiões de Belo Horizonte ontem representou mais da metade de toda a chuva registrada neste mês. Conforme números da Defesa Civil, até as 19h caiu, em média, 64% das precipitações acumuladas em outubro nas nove regionais.

Com Bruno Inácio e Cinthya Oliveira

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por