Os parques da Serra do Curral (Centro-Sul), Renato Azeredo (Nordeste) e Aggeo Pio Sobrinho (Oeste) voltam a receber público neste sábado (19), depois de permanecerem fechados por seis meses por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Além deles, a Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica (FPMZB) já havia autorizado o funcionamento de outras seis áreas verdes. Todas abrem de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h.

Contudo, para evitar aglomeração e o risco de transmissão da Covid-19, a entrada dos visitantes está sendo controlada. Os interessados devem acessar este site e retirar ingressos, gratuitamente.

Para alguns dias e horários, contudo, não há mais vagas disponíveis para este fim de semana. Caso da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e Parque Municipal, que não têm mais ingressos para visitação no sábado. No Mangabeiras, não há mais bilhetes para sábado nem domingo.

Confira os parques abertos:

• Parque Municipal Renato Azeredo
Rua Antônio Peregrino Nascimento, 215, Palmares

• Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho
Avenida Professor Mário Werneck, 2.691, Buritis

• Parque da Serra do Curral
Praça Estado de Israel - Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951, Mangabeiras

• Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro

• Parque das Mangabeiras 
Portaria sul: avenida José de Patrocínio Pontes, 580

• Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã

• Parque Real
Rua Três Mil e Setenta E Quatro, 201 – Paulo VI

• Parque Municipal Jacques Cousteau
Rua Augusto José dos Santos, 366 – Estrela do Oriente

• Parque Nossa Senhora da Piedade
Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Aarão Reis

Escalonamento

A prefeitura da capital determinou que os frequentadores podem entrar em quatro horários diferentes nos parques municipais. A medida, de acordo com o executivo, visa a evitar filas. Mas o visitante pode ficar no espaço até o fechamento.

Apesar da reabertura, as áreas verdes não terão os mesmos atrativos. Os brinquedos e aparelhos de ginástica estarão interditados. Além disso, quem quiser beber água precisa levar uma garrafinha, pois os bebedores foram retirados. Passeio com animais – nos parques onde era permitido – fica suspenso por enquanto.

Todos os frequentadores terão a temperatura corporal verificada logo na entrada. Em caso de febre, serão impedidos de acessar e orientados a procurar uma unidade de saúde. Na portaria haverá a disponibilidade de álcool 70%.