Mais uma morte por febre maculosa é confirmada em Minas, a segunda nesta semana

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
27/10/2017 às 13:22.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:25
 (Reprodução SES / MG)

(Reprodução SES / MG)

Foi confirmada, na manhã desta sexta-feira (27), mais uma morte por febre maculosa em Minas. A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde de Contagem, na Grande BH. O exame, realizado pela Fundação Ezequiel Dias, constatou o parecer dos profissionais do Hospital Santa Rita, onde a vítima estava internada. O óbito aconteceu na terça-feira (24). 

O homem de 42 anos era morador de Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele trabalhava e morava na zona rural e tinha muito contato com animais. Esse é o segundo caso em apenas uma semana. Um outro homem com a mesma idade faleceu no Hospital Regional de Contagem. Ele teria visitado o Parque Ecológico da Pampulha dias antes. O parque teria sido o local onde um menino de 10 anos foi picado por um carrapato no ano passado, vindo a morrer de febre maculosa.

Ao todo, foram cinco óbitos em Minas Gerais este ano por causa da doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Em 2016, foram 7 mortes e 17 casos confirmados de febre maculosa no Estado.

Em Belo Horizonte

A Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte informa que o Parque Ecológico da Pampulha continua funcionando e não tem previsão de ser interditado. Placas instrutivas estão espalhadas na região para avisar os visitantes sobre os cuidados em relação à febre maculosa.

Por e-mail, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) afirma estar em constante diálogo e interação com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem para a realização de uma investigação epidemiológica precisa. Diz ainda que o trabalho educativo para a população é realizado rotineiramente, sendo distribuídos material com informações sobre as ações preventivas para evitar contato com o carrapato, sendo que ações de panfletagem foram feitas nas regiões de Venda Nova (Serra Verde/Cidade Administrativa) e Pampulha (com abordagem de turistas, atletas e visitantes na orla e também em pontos turísticos, como o Parque Guanabara.

A secretaria informa que realiza, três vezes ao ano, ações de Vigilância Acarológica no Parque Ecológico da Pampulha, como forma de prevenção a Febre Maculosa Brasileira (FMB). As coletas são realizadas nos meses de abril, agosto e novembro. Se um carrapato-estrela é encontrado, um trabalho de limpeza do ambiente é demandado. Há ainda ações de controle vetorial em eqüídeos (cavalos). Este ano, foram realizados 210 banhos, em 82 animais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por