Manicure pode ser a segunda vítima fatal da gripe suína em Minas

Michelle Maia - Hoje em Dia
25/05/2013 às 21:50.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:33

Rosangela Maria Fabiano Moreira, de 47 anos, estava internada desde a última segunda-feira na Santa Casa de Poços de Caldas. Informações divulgadas na cidade indicam que a gripe Influenza A, H1N1, seria a causa da insuficiência respiratória e infecção pulmonar, que culminaram na morte da mulher.

Conforme o Hospital, somente na segunda-feira irá emitir uma nota oficial sobre o caso. Se confirmado, este será o segundo de morte por H1N1 no Estado. Há também um caso suspeito em Uberaba. A primeira morte foi registrada em Extrema, na região Sul.

O vírus

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias.

A transmissão pode ocorrer antes de aparecer sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por