Neste sábado (6), cerca de 120 pessoas participaram de uma manifestação pacífica no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Grande BH, cobrando por melhorias nas condições viárias da BR-040. As principais reivindicações são a instalação de olhos de gato - que facilitam a visibilidade dos motoristas, sobretudo à noite - divisórias entre as pistas, além de intervenções em aquaplanagem. O ato terminou no ínicio da tarde. Os manifestantes, em quase sua totalidade, são moradores dos condomínios da região.

O trecho da BR-040, entre Juiz de Fora e Brasília, foi privatizado há três anos. A concessionária Invepar/Via 040 foi quem ganhou a licitação do local e passou a cobrar pedágio em agosto de 2015, como contrapartida para manter a rodovia em perfeitas condições. Hoje o valor está afixado em R$ 4,80 por automóvel.

Presente no protesto, o deputado estadual Fred Costa (PEN) afirmou que, após o ato, a concessionária que administra a BR-040 no trecho de Nova Lima se comprometeu a enviar técnicos ao local para avaliar a realização das intervenções. “O trecho entre Belo Horizonte e Itabirito representa 5% de toda a BR-040. E é neste pedaço que estão concentrados 30% dos acidentes, que poderiam ter o número bastante reduzido com essas intervenções, em sua maioria, de baixo custo”, pontuou.  

A assessoria de imprensa da Invepar/Via 040 não foi encontrada para comentar o assunto.