O Carnaval chegou e promete agitar também a criançada de Belo Horizonte. Diversos bloquinhos infantis já têm data marcada para pipocar pelas ruas da capital, aproveitando a festa mais colorida, divertida e democrática do país. E é bom que os papais e as mamães prepararem os lookinhos, pois vai rolar muitas marchinhas, músicas e brincadeiras para os pequenos.

Mãe de três foliões e seguidora do bloquinho "duBem" a coordenadora educacional Luana Giovani é uma das muitas mamães que reúne a família para curtir o festejo. "Os blocos infantis são uma festa muito gostosa, sempre levo meus filhos para brincar e curtir o Carnaval à moda antiga. É uma festa segura que, além de divertida, aproxima as famílias e os vizinhos", afirma. 

Quem também aquece os tambores para a folia são "Os Baianinhas", que desde 2017 caiu no gosto do público e hoje possui uma agenda à parte do bloco oficial. "A ala infantil foi iniciada com cerca de 30 crianças, com idades de cinco a doze anos. Eles se apresentam no início do desfile e nos pré-carnavais. Ao longo desses anos a agenda deles tem se movimentado cada vez mais", conta Geovanne Cardoso, idealizador do bloco e vocalista do bloco Baianas Ozadas.

BaianinhasAlém do desfile oficial, Os Baianinhas fazem diversas apresentações pela capital mineira


Confira a programação da folia infantil:

21/02 - sexta-feira

Bloco Infantil Unidos Do Felicidade
Surgiu em 2018 com o intuito de oferecer às crianças uma experiência cultural saudável junto aos seus familiares através da dança e da música de Carnaval.
Local: Avenida Professora Gabriela Varela, 583, Jardim Guanabara
Horário: 8h30

22 /02 - sábado 

Os Bateras
Bloco que toca vários ritmos, como axé retrô, marchinhas, samba enredo, samba duro e outros. Realiza um concurso de fantasias com as crianças. O tema deste ano é "Negro é amor negro é magia".
Local: Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 - bairro Aarão Reis
Horário: 13h

23/02 - domigo

Bloco Xibiuzinho 
Bloco infantil organizado pelo Xibiu
Local: Rua dos Economistas, Praça do Coreto - Alípio de Melo
Horário: 9h

Bloco duBem 
A programação inclui contação de histórias, show, DJ, oficinas e apresentação do Circo Irmãos Simões, o mais antigo de Minas Gerais.
Local: Parque Ecológico e Cultural Marcos Mazzoni (rua Deputado Bernardino Sena Figueiredo, 1022 -  bairro Cidade Nova)
Horário: 11h

24/02 - segunda-feira

Bloco Kids Mães em Movimento
Objetivo do bloco é levar qualidade de vida às mamães
Local: Avenida Guarapari, 1301 - bairro Santa Amélia
Horário: 10h

Criança Fantástica
Bloco de Carnaval direcionado ao público infantil e toda família
Local: Praça Padre Lage - Heliópolis
Horário: 14h

Os Baianinhas 
O bloco do coração de BH, que traz a baianidade para agitar a folia da capital mineira, com o tema "Realce - quanto mais ozadia melhor", uma homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil. 
Local: Avenida Afonso Pena - Centro (próximo à Igreja São José)
Horário: 9h


*Sob supervisão de Mateus Rabelo