A cidade de Rio Acima, que fica a 34km da capital mineira, tem uma boa opção de passeio para as férias. A Maria-Fumaça da cidade oferece um passeio de 7 km pelas belas paisagens pertencentes à Estrada Real.

O percurso, margeia o Rio das Velhas, passa por pontos turísticos e áreas com espécies da flora e fauna locais. Com mais de 90 anos, a Maria-Fumaça de origem alemã tem dois vagões simples, equipados com TV, som e ventilador, além de um vagão panorâmico com ar-condicionado e mesas entre as poltronas.

Agora, além do tradicional trem, a Estação Ferroviária de Rio Acima inaugura uma feira de artesanato permanente aos domingos, em uma iniciativa do Centro de Referência Ambiental e Turística (Crat), entidade mantenedora da Maria-Fumaça, da Associação Turística de Rio Acima e Região Limítrofe (ASTUR) e da Associação de Artesãos de Nova Lima - Artes da Terra.

A feirinha acontece entre 9h30 e 14h30 e oferece produtos que contam a história da Maria-Fumaça que, desde a sua inauguração, em 2012, já recebeu mais de 40 mil turistas. Na feira, a cada domingo, uma técnica de artesanato, como bordado, marchetaria e arte no vidro, é colocada em evidência.

Serviço:

Horários dos passeios: sábados, domingos e feriados – 10h/13h/14h30/16h
Valores: R$26,00 (carro simples) e R$36,00 (carro panorâmico)
OBS:  Descontos de 50% do valor total para crianças até 12 anos e idosos