Uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para produzir 12,2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 chegou neste sábado (27) ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão/Tom Jobim).

O material veio em um avião procedente da China e será encaminhado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda neste sábado. O produto será processado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que produzirá as mais de 12 milhões de doses de vacina AstraZeneca/Oxford.

Esse é o segundo lote de IFA que chega para a Fiocruz. Em 6 de fevereiro, a fundação já havia recebido um lote suficiente para produzir 2,8 milhões de doses, que ainda estão sendo processadas. As 15 milhões de doses serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações para serem posteriormente distribuídas para os estados e municípios.

Até junho, a Fiocruz estima receber lotes de IFA suficientes para produzir 100,4 milhões de doses de vacina. Além do IFA, a Fiocruz recebeu 4 milhões de doses prontas da vacina AstraZeneca/Oxford e deve receber mais 8 milhões nos próximos meses.

Leia mais:
Cepa do Amazonas do coronavírus gera mais carga viral, aponta pesquisa
Saiba como denunciar “fura-fila” da vacinação contra Covid-19; Estado lança cartilha com orientações
Covid: Fiocruz aguarda neste sábado insumo para 12 milhões de doses de vacina