Os estudantes finalizaram o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (11) com sensação de alívio com o término da maratona de estudos. A avaliação de matemática foi a mais comentada por participantes, que elegeram o conteúdo como o mais complicado do exame. 

Neste último dia do Enem além da prova de matemática, foram aplicados conteúdos de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Os candidatos tiveram cinco horas para responder 90 questões. 

Grávida de sete meses, Nayara Souza, de 21 anos, fez a prova para tentar ingressar no curso de biblioteconomia da UFMG. A jovem fez a prova na Faculdades Promove, no Bairro Prado, Oeste de Belo Horizonte. “A prova de matemática estava bem complexa, difícil”, disse. 

“Eu tive alguns incômodos para fazer a prova porque o bebê está se mexendo muito. Como fiquei muito tempo sentada, a coluna doeu um pouco e tive de ir ao banheiro muitas vezes”, contou. 

Já Beatriz Lopes, de 18 anos, não encontrou dificuldades para fazer a prova. “Eu achei a prova do primeiro dia mais complicada. O tema da redação era muito complexo e o tempo de prova mais curto”. 

A intenção de Beatriz é ingressar no curso de Biologia. “Agora é descansar e aguardar o resultado”, pontuou. 

Gabarito 

O gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 14 de novembro. Já o resultado deverá sair no dia 18 de janeiro de 2019.

A nota no Enem poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).