Maternidade vai quebrar "jejum" de dez anos sem partos em Sabará

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
08/06/2013 às 07:42.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:56

Moradores de Sabará, na Grande BH, tiveram um motivo duplo para comemorar na sexta-feira (7) à tarde.

Além de ganharem de volta a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município, que foi reformulada, ampliada e instalada em um novo espaço, no bairro Nações Unidades, receberam a notícia de que a cidade construirá, em até um ano, uma maternidade.

A permissão para a obra do hospital foi assinada na sexta-feira (7) pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, durante a solenidade de entrega da UPA. A unidade, cujo valor estimado é de R$ 3,5 milhões, segundo o prefeito da cidade, Diógenes Fantini, receberá recursos federais e municipais. O atendimento será integralmente voltado a pacientes do SUS.

“Há mais de dez anos, não nasce um sabarense por causa da falta de maternidade. As grávidas tinham de ir a cidades vizinhas. Vamos poder retomar a rotina normal do município, oferecendo atendimento digno e qualificado às gestantes e às crianças recém-nascidas”, comemorou Fantini. A previsão é a de que a instituição realize 215 partos por mês.

Nova UPA

A UPA, que antes funcionava na Santa Casa de Sabará, começou a ser construída em 2010. A capacidade de 400 atendimentos por dia se deve à ampliação do número de leitos, que antes era de 18 e passou para 26. Seis deles são exclusivos para atendimento pediátrico, 12 destinados a adultos, outros seis à urgência e dois para isolamento médico.

A unidade está equipada com duas salas de classificação de risco e seis consultórios, todos com equipamentos de última geração, como ultrassom digital.

Cada plantão da UPA de Sabará contará com três clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um ortopedista, totalizando 98 plantonistas de 12 horas.

O atendimento também será realizado por dois enfermeiros por plantonista, todos os dias, e terá 70 técnicos de enfermagem e duas ambulâncias disponíveis. A obra custou R$ 2,6 milhões.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por