Matrículas das escolas públicas de Minas começam nesta segunda-feira

Hoje em Dia
16/12/2013 às 15:40.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:50
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

O período de matrículas dos alunos novatos das escolas da rede pública de ensino (estadual e municipal) de Minas Gerais teve início nesta segunda-feira (16). De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, as matrículas se estenderão até o dia 20 de dezembro.  O procedimento contempla os alunos que vão iniciar no primeiro ano do ensino fundamental e, também, aqueles estudantes transferidos de outras redes de ensino. Os mais de 140 mil inscritos no cadastro escolar precisam comparecer às escolas indicadas para confirmar a matrícula.   Em Belo Horizonte, a carta com a indicação de escola e orientações de matrícula foi enviada às residências dos cadastrados. Já na Região Metropolitana da capital e no interior do Estado, as orientações devem ser obtidas com a comissão municipal de cadastro e matrícula, nas secretarias municipais de educação. Aos inscritos no cadastramento escolar, durante o período de matrícula, são garantidas vagas em escolas próximas às suas residências. Após o dia 20 de dezembro, os cadastrados que não realizarem a matrícula serão encaminhados para escolas onde houver vagas remanescentes.    O mesmo será feito com os candidatos que não se inscreveram no cadastro. Pais ou responsáveis que perderam o prazo do cadastramento escolar e querem fazer a matrícula de seus filhos em escolas estaduais ou municipais devem procurar a regional administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte mais próxima, caso residam na capital. Já aqueles que moram na região metropolitana ou no interior do Estado devem procurar as comissões municipais de cadastro e matrícula, nas secretarias municipais de educação.    Aqueles alunos que já fazem parte da rede pública e que continuarão na mesma escola no próximo ano não participam desse procedimento. A vaga desse estudante na instituição é garantida e a renovação de matrícula é realizada em data definida pela própria escola.   Documentação para matrícula   Para efetuar a matrícula, os inscritos no cadastramento escolar devem comparecer à escola para a qual foram encaminhados munidos de conta de luz, certidão de nascimento e, no caso de transferência da rede particular ou de outras localidades, declaração ou histórico da escola de origem. Os inscritos que tiverem carteira de identidade deverão apresentá-la no ato da matrícula.

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