MEC alerta sobre horário de verão no dia do Enem

Da Redação*
horizontes@hojeemdia.com.br
16/10/2018 às 20:11.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:17
 (Marcos Santos/FOTOS Públicas)

(Marcos Santos/FOTOS Públicas)

O Ministério da Educação promete reforçar os avisos aos candidatos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 sobre o início das provas. Em comunicado enviado ontem pela pasta, o órgão reforçou que o fechamento dos portões será “rigorosamente cumprido”, às 13h. Os testes serão aplicados em 4 e 11 de novembro, em dois domingos.

Na noite da última segunda-feira, o governo federal voltou atrás e manteve o horário de verão para 4 de novembro, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A justificativa da decisão, no entanto, não foi apresentada.

No início do mês, a União anunciou que adiaria a mudança para 18 de novembro, em razão de um pedido do próprio Ministério da Educação, que temia problemas para a realização do Enem. Na época, o MEC argumentou que candidatos poderiam perder a prova com a alteração do horário.

Outra dificuldade seria a logística necessária para a aplicação da prova no Norte do país, onde alguns municípios ficariam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília – que define início e término do exame. 

Porém, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as maiores companhias do Brasil, argumentou que a alteração poderia afetar cerca de 42 mil voos. “Trará sérias consequências para o planejamento da operação aérea e, consequentemente, para os consumidores com volume expressivo de passageiros podendo perder voos, pois os bilhetes foram adquiridos com antecedência”, disse.

Vale lembrar que o eventual adiamento para o dia 18 representaria a segunda mudança na data do teste. A primeira foi por causa do segundo turno das eleições, que ocorre em 28 de outubro. 

*Com agências

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por