O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta quarta-feira (13) os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Na página oficial do Enem e no portal do Inep já estão disponíveis os 12 gabaritos correspondentes aos dois dias de provas. 

vestibular enem prova

Estudantes já podem conferir o gabarito por meio do site ofical do Inep

Todos os cadernos de questões também serão liberados. Os candidatos deverão conferir o gabarito de acordo com a cor da prova que fizeram em cada domingo. O gabarito extraoficial feito pelos professores do Bernoulli e divulgado pelo Hoje em Dia pouco depois do encerramento das provas também pode ser consultado clicando aqui. 

Já o resultado oficial com as notas deverá ser divulgado em janeiro do ano que vem, segundo o cronograma do Enem.

Segunda aplicação

O candidato que se sentiu lesado durante a aplicação do exame por questão logística poderá entrar com recurso para realizar a prova novamente. Casos de queda de energia elétrica, interrupção no abastecimento de água, desastres naturais, erro de procedimento de aplicação, entre outros, poderão ser avaliados. 

Para isso, o pedido deve ser feito até o 18 de novembro, por meio da Página do Participante, e as respostas às solicitações serão divulgadas no dia 27 de novembro. A reaplicação da prova está marcada para 10 e 11 de dezembro. 

Leia mais:
2º dia do Enem tem novo vazamento de foto da prova
Enem 2019: 1,2 milhão de inscritos faltaram; 376 foram eliminados