Medicamentos incluídos no chamado “kit intubação” devem chegar a Minas na tarde deste sábado (10), informou o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB) nas redes sociais. Segundo o parlamentar, o Ministério da Saúde enviará um lote aos pacientes graves com Covid-19. 

“Boa notícia para Minas Gerais! Falei com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a respeito da situação do Estado nessa pandemia. Ele disse que ainda hoje enviará kit intubação para melhor atendimento aos pacientes mais graves”, publicou Cardoso no Twitter.

Segundo o deputado, quase 34 mil ampolas de seis fármacos chegarão ao território mineiro até as 15h de hoje. Veja a lista:

 

O que diz a SES

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, está prevista a chegada de bloqueadores neuromusculares, direcionados a hospitais da rede pública que estão com menos de três dias de cobertura. "São mais de 15 mil ampolas de medicamentos essenciais ao kit intubação para manter a sedação dos pacientes internados na rede pública de Minas Gerais. Atualmente, o estoque de sedativos utilizados na intubação do paciente de Covid-19 encontra-se em nível não recomendável para o enfretamento da pandemia", disse o órgão, em nota.

 

Estoques no fim

Em entrevista coletiva na última quinta-feira (8), o governador Romeu Zema (Novo) informou que os hospitais mineiros estão com estoques de sedativos muito baixos. Em alguns casos, o medicamento poderia durar só mais um dia. “Estamos correndo o risco de pacientes intubados acordarem por falta de sedativo e nós sabemos que isso não pode ocorrer de forma alguma”, disse.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, a baixa no estoque está relacionada ao abastecimento tardio por parte do governo federal, que agora é responsável pela distribuição. No entanto, segundo o gestor, Minas tem tentado a compra do medicamento por outros meios, mas o “insumo está em falta”.

Leia mais:

Minas registra 12 mil novos casos e 368 mortes por Covid-19 em 24 horas
‘Racionalidade e economicidade’, diz Kalil sobre suspensão da vacinação em BH no fim de semana santo