Megaoperação combaterá roubo de explosivos em Minas

Amanda Paixão - Do Hoje em Dia
16/10/2012 às 09:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:15

Após uma série de explosões a caixas eletrônicos em Minas, órgãos de segurança do Estado se uniram em uma megaoperação de fiscalização de produtos controlados, especialmente materiais explosivos. A ação teve início nesta terça-feira (16) e tem a participação do Exército Brasileiro.

A intenção da operação batizada de "Forças de Minas" é reprimir a fabricação ilegal, o armazenamento inadequado e a falta de controle de artefatos, que muitas vezes saem ilegalmente de organizações e viram armas para criminalidade, segundo a Polícia Militar.

As empresas fiscalizadas vão receber orientações e se houver irregularidades serão autuadas assim como os infratores, com penas que vão desde a advertência até a cassação do registro de funcionamento.

Ainda segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as áreas de atuação foram definidas após a criação de um mapa dos furtos de explosivos e explosão de caixas eletrônicos, a partir do compartilhamento das informações das inteligências de todos os órgãos envolvidos. A polícia ainda acredita que o transporte e acautelamento de explosivos no Estado são a raiz do problema da explosão de terminais eletrônicos.

Estão envolvidos representantes da Seds, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, do Ministério Público, da Prefeitura de Belo Horizonte e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sef).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por