Na tarde desta sexta-feira (14), em um posto de saúde de Vespasiano, na Grande BH, foi realizada a primeira aplicação da vacina contra Covid-19 da Pfizer em uma criança. Quem recebeu o imunizante foi o pequeno Miguel Bittencourt, de 10 anos, que possui Transtorno do Espectro Autista e faz parte do público-alvo inicial da campanha de vacinação infantil.

Outras nove crianças também receberam a aplicação em Vespasiano.

O governador Romeu Zema, juntamente com o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, estiveram presentes na vacinação.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a distribuir a vacina pediátrica na tarde desta sexta, após o recebimento de 110 mil doses que chegaram pela manhã no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

Esse é o 78º lote de imunizantes entregues pelo Ministério da Saúde ao Estado e se destinam à administração da primeira dose em 5,91% de crianças mineiras de 5 a 11 anos. No primeiro momento, serão vacinadas as que possuem comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e acamadas ou com mobilidade reduzida.

Em BH, a campanha começa neste sábado (15) e será feita, exclusivamente, nos Centros de Saúde, das 8h às 14h. Os endereços podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Confira a programação da primeira fase da vacinação infantil na capital:

  • Dia 15/01, sábado: 1ª dose para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas de 5 anos a 11 anos, completos até a data da vacinação
  • Dia 16/01, domingo: não haverá vacinação
  • Dia 17/01, segunda-feira: início da aplicação da primeira dose para crianças acamadas ou com mobilidade reduzida de 5 a 11 anos completos até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio. Neste dia não haverá aplicação de vacina para nenhum outro grupo prioritário ou faixa etária
  • Dia 18/01, terça-feira: novamente, aplicação da primeira dose para crianças acamadas de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação

Leia mais:

Minas está em 4º lugar no país em número de mortes de crianças de 5 a 11 anos com Covid; são 21
Prefeitura abre 25 novos leitos de enfermaria dedicados à Covid-19 em BH