Lorenzo Salomão Del Gaudio Bocoli,  de 7 anos, mora em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e nesta terça-feira (16) ganhou um dos presentes mais valiosos que alguém pode ter: a realização de um sonho. Ele conheceu o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militares e um dos coordenadores das buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O menino, que perdeu um parente no rompimento da barragem, acompanhou de perto a angústia da família e todo o noticiário sobre o caso, conta a mãe. “Ele já havia feito uma visita ao batalhão durante uma programação da escola e voltou encantado” conta Thaisa Salomão Del Gaudio Bocoli.

Mas, após o resgate do corpo do primo de 26 anos, que era funcionário da Vale, ele ficou ainda mais apaixonado pelo trabalho dos bombeiros. “No sábado teve uma festa junina aqui em Uberaba e havia um posto dos militares lá. Ele ia ao local a toda hora procurando o coronel Passos”.

Foi então que veio o convite para ele passar o dia no quartel com os heróis dele. A visita teve direito a camisa personalizada, uniforme de combate a incêndio, visita ao canil, exercícios no centro de treinamento e diploma.

“Ele fala que quer ser um bombeiro e salvar vidas. Toda criança tem seus heróis e os dele são reais. Ele me disse que hoje foi o dia o mais feliz da vida dele”, conclui Thaisa. 

Já coronel Passos recebeu a homenagem com humildade. “Ele me procurou na festa junina pra me conhecer e agradecer, porque entendeu que eu fiz o resgate, mas expliquei que foi um trabalho de uma equipe grande”, explicou Passos.

As buscas por vítimas em Brumadinho entraram no 173° dia nesta terça-feira (16). Após cinco meses do rompimento da barragem da Vale, que já deixou 248 mortos, 143 bombeiros militares ainda trabalham no local.



Leia mais:
Dor de familiares de vítimas resiste a reparo prometido pela Vale
'O acordo em Brumadinho é histórico e excelente', diz procurador do MPT
Zema cria comitê para acompanhar recuperação de área atingida por tragédia em Mariana