Mercado Cultural de BH

Opinião / 08/02/2015 - 07h37
 
Rômulo Duque*
 
O mercado cultural de Belo Horizonte é vasto, abrangendo diferentes áreas, e tem se destacado no cenário nacional com exposições, museus, circuitos em praças, peças teatrais e de dança, entre outras manifestações artísticas. Entretanto, se avaliarmos considerando a produção local e as artes cênicas, percebe-se que, apesar do grande potencial, o mercado ainda não se consolidou economicamente. 
 
Diversos eventos destacam a área e fomentam negócios, mas, ainda assim, existem dificuldades estruturais e financeiras, faltando políticas com ações adequadas para melhorar esse cenário. Apesar da constante expansão do setor, o cenário cultural requer maior reconhecimento e valorização. 
 
A capital mineira tem grupos, produtores e artistas de artes cênicas consagradas, com todo o potencial para transformar a cidade num forte polo de produção cultural. De janeiro a março, acontece a Campanha de Popularização Teatro e Dança, com a apresentação de espetáculos nos valores de R$ 5 a R$ 15, em diversos teatros. O projeto tem mais de 160 peças, sendo uma excelente oportunidade para divulgar os grupos mineiros e propagar cultura. Contudo, os artistas ainda encontram dificuldades para se consolidar nesse mercado, afinal, só existe uma única temporada de Campanha. 
 
Não é possível promover outras temporadas ao longo do ano, porque os custos são inviáveis por falta de uma política adequada de fomento e de financiamento da lei de incentivo, uma opção muito procurada e já saturada. As dificuldades existem, porém os artistas continuam na estrada, batalhando por seus sonhos e avançando na profissão, propiciando que a magia e a beleza do teatro e da dança se disseminem e conquistem mais apreciadores, despertando novos interesses na população e aumentando o público nas apresentações ao longo do ano.
 
A cultura deve ser avaliada e valorizada como um importante instrumento para o desenvolvimento do ser humano, pois contribui para a evolução social, intelectual e pessoal. 
 
Outro ponto favorável para a disseminação cultural é o fortalecimento das apresentações junto ao público infantil, uma vez que, quando uma criança é apresentada à cultura, provavelmente crescerá mantendo esse intere</CW>sse pelas artes. 
 
O fortalecimento dos grupos culturais e a consolidação de produções cênicas são as principais evoluções desse mercado. O caminho para garantir um mercado consolidado economicamente e reforçar a importância dos artistas e eventos já está sendo traçado e a cada dia ganha mais destaque e apoio da população. Entretanto, as situações nem sempre são favoráveis. As situações adversas são momentos para que as pessoas possam se unir, visando o fortalecimento do setor ao multiplicar as emoções despertadas pelos espetáculos.
 
 
*Coordenador da 41ª Campanha de Popularização Teatro e Dança

Compre Hoje

Aspirador de Pó 2 em 1
ObaTablet – Desenvolvido para 3º Idade
Kit ObaPhone Flip - Celular para Idosos
Kit Safe Clean - Aspirador de led e Compressor
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários
Publicidade