Até o dia 16 de junho, a Metrominas (Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A) recebe propostas de projeto de engenharia para um novo transporte de passageiros sobre trilhos ligando os municípios de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre os serviços previstos na licitação estão o estudo de demanda de passageiros, estudo de alternativas de traçado, definição de tecnologia, projetos funcionais e básicos de engenharia, inclusive planejamento de obras.
 
O edital, publicado no último sábado (12), ainda prevê que as empresas façam estudo de orçamento, licenciamento ambiental e projeto de desapropriação, pertinentes à implantação do serviço. A empresa escolhida terá 365 dias para fazer o projeto, cujos serviços estão orçados em R$ 13,5 milhões.
 
A abertura das propostas será no dia 16 de junho. O edital e anexos podem ser acessados através do site www.metrominas.mg.gov.br. A licitação para execução das obras só pode ser realizada após a conclusão do projeto, ou seja, a partir do segundo semestre do ano que vem. Ainda não há data prevista para o início das obras.