Metroviários entram em greve em BH por tempo indeterminado e metrô vai funcionar apenas pela manhã

Tatiana Lagôa
portal@hojeemdia.com.br
28/05/2018 às 20:15.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:19
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia/Arquivo)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia/Arquivo)

O metrô de Belo Horizonte vai funcionar em escala mínima nesta terça-feira, ou seja, apenas de 5h30 às 9h30. Os metroviários votaram pela greve, em tempo indeterminado, em assembleia, no início da noite desta segunda (28).  

Nova reunião, ao meio dia de amanhã, definirá os rumos da greve, que pode culminar em paralisação geral. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), Romeu José Machado Neto, a principal reinvindicação é com relação ao aumento salarial. “Não tivemos reajuste desde o ano passado. E eles querem nos pagar um valor abaixo da inflação e sem o retroativo, já que vamos receber com mais de 12 meses de atraso”, afirma.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se nega a pagar o retroativo desde maio de 2017 e propõe aumento de 80% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período, o equivalente de 3,26%. Para 2018, ela quer arcar com uma alta de 50% da inflação (3,26%).

Pela manhã, representantes patronais e dos trabalhadores se reuniram no Regional do Trabalho (TRT) a pedido da CBTU. O TRT chegou a sugerir que os metroviários mantivessem o funcionamento dos metrôs também de 16h30 às 20h, para garantir o retorno dos trabalhadores para a casa. Mas o pedido foi recusado mais tarde em assembleia pelos trabalhadores.

Procurada, a CBTU não se pronunciou sobre o assunto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por