Minas é alvo em operação contra comércio ilegal de minério e pedras preciosas

Cristina Barroca - Hoje em Dia
26/11/2015 às 10:14.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:05

Minas Gerais é alvo de ação da Polícia Federal (PF), que tem como objetivo combater e desarticular uma organização criminosa que atuava no comércio ilegal e na exportação massiva, de minérios e pedras preciosas. Um total de 58 medidas judiciais estão sendo cumpridas na manhã desta quinta-feira (26) em mais seis estados, além de Minas: Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Pará, Pernambuco e Tocantis.

De acordo com a PF, o material tinha como destino Dubai e seguia uma rota que passava por Portugal, Bélgica, Israel. As acusações, até o momento, vão desde a usurpação de matéria-prima da União a crime de formação de organização criminosa.

Cerca de 200 policiais federais participam da operação chamada de Soldner, nome que faz referência a mercenáriios para quem o valor do dinheiro é capaz de suprimir os próprios valores morais, segundo a PF.

Os mandados estão distribuídos entre dez de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e 29 conduções coercitivas.

Conforme avanços na investigação da Polícia Federal (PF), os investigadores concluíram que a organização é formada por duas células; uma que atua na comercialização ilegal das pedras preciosas, composta em sua maioria por empresários do ramo e pequenos comerciantes de joia e uma outra que seria composta por autônomos e pequenos empresários que comercializam fraude, títulos da dívida pública e moeda estrangeira.

Foram constatados, inclusive, transações financeiras envolvend bancos venezuelanos. Os investigadores suspeitam que a movimentação com moedas e títulos estaria vinvulada aos processos de lavagem de dinheiro do grupo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por