A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) abriu nesta terça-feira (26) o processo para a seleção de 377 brigadistas e quatro líderes regionais de brigada. As contratações são temporárias. Os profissionais irão atuar no combate, monitoramento e prevenção aos incêndios florestais no Estado.

A inscrição, gratuita, pode ser feita até o dia 2 de maio, segunda-feira, exclusivamente pela internet. Com duração de quatro meses, podendo ser prorrogado, o contrato prevê carga de 40 horas semanais e salário base entre $ 880 a R$ 1.760, mais benefícios.

A distribuição dos brigadistas é estratégica e, segundo o superintendente de Controle e Emergência Ambiental da Semad, Bruno Malta, leva em consideração localidades que tiveram maior incidência de incêndios no período de estiagem do ano anterior.

“Com essa logística e o treinamento dos brigadistas, a gente espera ter a primeira resposta no combate aos focos bastante efetiva e evitar que as ocorrências se tornem grandes incêndios”, afirma.

Segundo Bruno Malta também está em andamento a aquisição de equipamentos de proteção individual, que serão utilizados pelos brigadistas, como gandolas, botas, óculos e equipamentos de combate (sopradores costais a gasolina, abafadores).

Processo seletivo

Para concorrer à vaga de brigadista basta ter ensino fundamental incompleto. Para ocupar o posto de líder regional de brigada é exigido o ensino médio completo. Além disso, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

No ato da inscrição online os candidatos a brigadista e a líder de brigada deverão anexar cópia dos seguintes documentos: atestado médico, comprovando aptidão para realização de atividade física; carteira de Identidade com foto, frente e verso.

Também é preciso anexar o certificado/declaração de brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais, emitido entre 2008 e 2016 por entidades públicas, organizações não governamentais ou escolas de formação de brigadistas.