Minas abre inscrição de cadastramento escolar para 2020; PBH também está com processo disponível

Renata Evangelista
01/07/2019 às 09:01.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:20
 (Marcelo Sant’anna/Imprensa MG)

(Marcelo Sant’anna/Imprensa MG)

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) recebe, a partir desta segunda-feira (1º), inscrições de crianças e jovens que querem ingressar na rede estadual de ensino em 2020. O cadastramento ficará disponível até o dia 12 de julho no site da instituição (para acessar, clique aqui).

Também estão abertas as inscrições para o cadastramento escolar infantil e fundamental de Belo Horizonte. O período para preencher o formulário, assim como o da rede estadual, também se encerra no dia 12. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SMED), devem fazer o cadastro os responsáveis por crianças com idades entre 0 e 5 anos. As inscrições podem ser feitas na internet (clique aqui). 

Para o ensino fundamental municipal podem se cadastrar alunos que completarem 6 anos até o dia 31 de março de 2020, além de estudantes, de qualquer idade, que estejam em outras redes e querem mudar de escola ou alunos de escolas municipais que não ofertam o prosseguimento no fluxo escolar do ensino fundamental. As inscrições devem ser feitas neste link.

Estadual

De acordo com a SEE, crianças com seis anos completos ou que completarão a idade até 31 de março do ano que vem devem ser cadastradas para garantir uma vaga na rede estadual. Jovens que desejam ingressar no ensino fundamental ou no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também devem fazer a inscrição. Candidatos a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares que desejam ingressar na rede pública de ensino também devem fazer o cadastramento. 

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site da SEE, inclusive daqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Não é necessário pagar nenhuma taxa. Quem não tiver acesso à internet pode procurar a Secretaria de Educação da cidade.  Conforme o Estado, a inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a própria inscrição. 

Municipal

O cadastramento escolar para educação infantil e fundamental de BH ano é totalmente on-line, mas quem não tiver acesso à web pode procurar às Diretorias Regionais de Educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para utilizar os laboratórios de informática e preencher o formulário. Confira os endereços das diretorias de educação no fim da matéria. Também é possível ir a uma das 171 escolas municipais da cidade que funcionam aos fins de semana pelo programa Escola Aberta e fazer uso do computador.

De acordo com a prefeitura, todas as crianças na faixa etária de 3 a 5 anos terão vaga assegurada. As demais dependerão de disponibilidade de vagas. Neste ano, as grávidas também vão poder preencher o formulário. Elas devem fazer o cadastro no próprio nome e, após o nascimento do filho, ir até uma escola de educação infantil e transferir o cadastro para o nome da criança.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por