
O governo de Minas apresentou, nesta terça-feira (15), o calendário da vacinação contra a Covid-19 por faixa etária. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, toda a população com mais de 18 anos deve ser imunizada até outubro (assista ao pronunciamento na íntegra).
Porém, o chefe da pasta estadual afirmou que o cronograma só poderá ser cumprido caso o Ministério da Saúde entregue as doses previstas. “Estamos condicionados à distribuição da vacina conforme o calendário do governo federal. Isso pode ser antecipado ou atrasado, conforme a distribuição das doses”, explicou.
Segundo o secretário, até outubro, a previsão do ministério é receber 268,5 milhões de doses para distribuição às unidades da federação. “Diante da expectativa e do histórico de que 10% das doses vêm para Minas Gerais, essa é a expectativa por faixa etária da vacinação com a primeira dose em todo o Estado”, disse.
O secretário ressaltou, ainda, que a velocidade de aplicação não é a mesma para todas as 853 cidades mineiras e que os grupos etários não têm a mesma proporção. “Alguns municípios provavelmente começarão antes e outros depois. Há uma expectativa de que ainda em junho alguns consigam vacinar abaixo de 55 anos. Isso vai acontecer”, evidenciou.
Até o momento, 5,5 milhões de moradores já receberam a primeira dose do imunizante em Minas, o que representa 74% do público-alvo. Deste grupo, 2,5 milhões tomaram o reforço, o que significa 34%, conforme análise feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Veja a projeção do calendário de vacinação em Minas:
59 a 55 anos: junho
54 a 50 anos: julho
49 a 35 anos: agosto
34 a 25 anos: setembro
24 a 18 anos: outubro