Minas teve mais 1.141 casos de Covid-19 e agora soma 271.194 notificações da doença desde março, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (21). Dentre os infectados pelo novo coronavírus, 27 mil demandaram internação nas redes pública ou particular.

O Estado também contabilizou mais 13 mortes. Agora já são 6.727 pessoas que perderam a vida após contrair o coronavírus – o que indica taxa de letalidade de 2,5%. Dentre os mortos, 57% eram do sexo masculino e 79% tinham mais de 60 anos.

O Estado continua contabilizando números elevados de pessoas internadas por causa da doença. Segundo painel divulgado pela SES, neste momento há 932 pacientes internados em UTI por causa da doença e 1.570 em leitos de enfermaria. As regiões que demandam mais atenção são as do Triângulo Mineiro e do Vale do Jequitinhonha. 

Datas de ocorrência

O boletim desta segunda-feira apresenta um novo gráfico, com as datas de ocorrência dos óbitos que foram inseridos na contagem do Estado. “Desse modo, o aumento no número de óbitos registrados nas últimas 24h pode não representar um aumento na transmissão da COVID-19, mas a qualificação do sistema de informação, com encerramento de óbitos ocorridos anteriormente e que estavam em investigação”, afirmou a SES.

Segundo o gráfico, 38,5% dos óbitos que foram inseridos no último boletim ocorreram em 18 de setembro (sexta-feira passada). Ou seja, dos 13 óbitos que foram inseridos no boletim, cinco aconteceram nessa data. Outros três são referentes a pessoas que morreram no sábado (19). Confira:

gráfico óbitos data de ocorrência