
O governo de Minas decretou situação de emergência em mais 27 cidades em decorrência dos estragos causados pela chuva que atinge o Estado desde o início do mês. A medida foi publicada no Diário Oficial do Executivo desta terça-feira (14).
Com a nova lista, o número de municípios em emergência, que antes era de 31, sobe para 58. Segundo o decreto, assinado pelo governador Romeu Zema (Novo), desde o dia 7 de dezembro deste ano as intensas precipitações atingem os municípios, causando “múltiplos desastres” e provocando “grande comoção social, visto que houve perdas de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas”.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, cinco pessoas morreram em decorrência das chuvas desde o começo do período conhecido por grandes precipitações, há pouco mais de um mês.
Nessa segunda (13), o governo do Estado anunciou que vai antecipar repasse de até R$ 5,63 milhões aos municípios atingidos pelas chuvas. O depósito será garantido às cidades que tiveram o reconhecimento de situação de emergência.
Veja a lista de cidades em que a situação de emergência foi decretada:
- Almenara
- Alvarenga
- Araçuaí
- Ataléia
- Bandeira
- Campanário
- Carlos Chagas
- Catuji
- Conselheiro Pena
- Crisólita
- Cuparaque
- Divino das Laranjeiras
- Felisburgo
- Franciscópolis
- Frei Gaspar
- Goiabeira
- Itaobim
- Jequitinhonha
- Jordânia
- Mata Verde
- Nanuque
- Pavão
- Pedra Azul
- Ponto dos Volantes
- Rubim
- Santa Maria do Suaçuí
- São Félix de Minas