Minas e Portugal vão ter rota de turismo religioso

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/07/2016 às 11:18.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:21
 (Manoel Marques/Imprensa MG)

(Manoel Marques/Imprensa MG)

Minas Gerais e Portugal vão ter, nos próximos meses, uma rota turística religiosa. A proposta é integrar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Ourém, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Central do Estado, passando pelo Caminho Religioso da Estrada Real.

Segundo o Ministério do Turismo, o turismo religioso é um dos mais fortes do mundo. Em 2014, ele foi a rota de 17,7 milhões de brasileiros. No mundo, conforme dados de entidades internacionais, cerca de 300 milhões de pessoas viajam todos em busca do turismo religioso.

Projeto

O termo que prevê a parceria entre Portugal e o Estado foi assinado durante o III Encontro Ourém Minas Gerais. São Paulo também fará parte da rota. No total, o projeto irá abranger um município português, 33 mineiros e seis paulistas.

“Atualmente, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, é considerado o maior destino de turismo religioso do mundo, atraindo cerca de 7 milhões de turistas por ano. Por meio do novo roteiro turístico, esses visitantes serão convidados a conhecer os demais pontos brasileiros que compõem a rota”, explicou o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria,

Para ele, o intercâmbio será fundamental para fortalecer o turismo religioso do Estado. "Nosso próximo passo é iniciar as tratativas com a Igreja Católica dando sequência à criação do roteiro proposto”.

Formação

Além da parceria entre o país europeu e os estados brasileiros, outra iniciativa firmada com a Associação Educativa do Brasil (Soebras), que administra a Faculdade Promove em Belo Horizonte, e a Insignare, administradora da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), foi em relação à formação profissional para hotelaria, restauração e turismo. 

Na prática, o acordo prevê que estudantes e professores mineiros e portugueses possam fazer um intercâmbio com Ourém-Fátima e se capacitar em turismo religioso e gastronomia. “As duas localidades têm muito a colaborar uma com a outra para desenvolvimento do turismo religioso e da gastronomia. Tenho certeza de que o acordo irá beneficiar a economia mineira e de Portugal em diferentes áreas”, afirma Jackson Cabral, representante da Soebras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por