Minas Gerais é um dos estados com menor incidência de casos confirmados de microcefalia

Da redação
horizontes@hojeemdia.com.br
12/04/2016 às 18:24.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:54

Se Minas Gerais lidera o número de casos de dengue no país, segundo dados do Ministério da Saúde, quando se trata de microcefalia o estado detém um dos menores índices de casos confirmados com apenas dois. Os dados foram divulgados em boletim distribuído nesta terça-feira (12). Até o momento o Brasil registra 1.113 casos confirmados, a sua grande maioria na região Nordeste.

Alguns estados como Santa Catarina, Tocantins, Roraima e Acre não possuem casos confirmados. O Pará possui apenas um caso e o Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul eo Amazonas possuem os mesmos dois casos de Minas. A situação é mais preocupante em Pernambuco, que lidera tristemente o ranking com 312 casos confirmados. Ao todo, Ao todo, foram notificados 7.015 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 2.066 foram descartados. Outros 3.836 estão em fase de investigação.

Do total de casos confirmados, 189 tiveram confirmação laboratorial para o vírus Zika.  No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus.

No mesmo período, foram registrados 235 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 50 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 155 continuam em investigação e 30 foram descartados.

A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.Ministério da Saúde/Divulgação

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por