A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que vai ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade a partir desta sexta-feira (9). A medida atende pedido do Ministério da Saúde, que prorrogou a campanha e orientou o uso de todas as doses enquanto durarem os estoques.

De acordo com a pasta estadual, os municípios foram comunicados, mas a estratégia de imunização, bem como a escolha das unidades de saúde em que ela é feita, é de responsabilidade das próprias administrações municipais.

O Estado relembra, porém, que é importante o alcance da meta de 90% de vacinados nos grupos prioritários elencados para a vacinação. "A campanha tem como objetivo evitar complicações, hospitalizações e óbitos em decorrência da influenza", informou, em nota, nesta segunda-feira (5).

O governo também declarou que Minas é a unidade federativa com a maior cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021. "Foram aplicadas 4.600.950 doses, o que equivale a 53,5% de cobertura do grupo prioritário, conforme dados do Ministério da Saúde", completou.

BH segue orientação do Estado

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte explicou que recebeu a orientação da SES-MG e irá ampliar a vacinação contra gripe. "Até sexta-feira, dia 9, serão mantidos os grupos já contemplados e, após esta data, a Secretaria Municipal de Saúde fará a ampliação de forma gradual. As estratégias estão sendo definidas".

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da imunização até o último dia 29 de junho, a cobertura vacinal contra a gripe na capital atingiu 47,5% de todos os grupos contemplados nas três etapas da campanha, totalizando cerca de 1,120 milhão de pessoas.

A prefeitura relembra que o público contemplado que ainda não compareceu aos locais de vacinação ainda pode se imunizar. Por medida de segurança, pessoas que receberam qualquer vacina precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.

O composto químico está disponível em unidades específicas das farmácias Droga Clara e Drogaria Araujo, sendo que nesses locais há distribuição de senhas (uma por usuário). O horário é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h. Os endereços das drogarias participantes podem ser vistos aqui.

Já a imunização contra a gripe nos centros de saúde, bem como os horários de atendimento, devem ser consultados neste link.

Leia mais:
Começa nesta segunda-feira prazo de adesão de universidades públicas ao Sisu
Minas confirma mais sete casos de síndrome infantil associada à Covid-19
Cidades mineiras colocam no fim da fila quem quer escolher qual vacina tomar contra a Covid-19