Minas ocupa a última posição em ranking de acesso à internet e telefonia móvel da região Sudeste

Thaís Mota - Hoje em Dia
16/05/2013 às 17:01.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:44

Em apenas seis anos, o número de mineiros com acesso à telefonia móvel quase dobrou e a população conectada à internet aumentou 151,8%. Entretanto, o Estado teve o pior desempenho da região Sudeste conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Os dados revelam que a população tem cada vez mais acesso à tecnologia e informação, mas os números estão muito abaixo dos registrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2005, apenas 35,8% dos mineiros tinham telefone celular, enquanto, em 2011, o número saltou para 69,2%, ou seja, um aumento de 93%. Já o acesso à internet passou de 18,7% em 2005 para 43,8% há dois anos atrás.   Em contrapartida, São Paulo, que lidera os dois rankings entre os estados do Sudeste, possui 59,5% da população conectada à web e 76% com acesso à telefonia móvel. Já no Rio de Janeiro, o acesso à internet chega a 54,5% dos domicílios e 74% dos moradores tem celular. Em terceiro lugar, está o estado do Espírito Santo, com 48,5% da população conectada e 73,7 com telefone móvel para uso pessoal. 

  Segundo o especialista em Tecnologia e diretor da Ledcorp, José Lúcio Balbi, as dimensões do estado de Minas Gerais e algumas características culturais explicam o fato de o Estado ocupar a última posição da região. "Minas tem características de estados do Sul e do Nordeste. Metade do Estado está em uma região tecnologicamente afastada, como a região Norte de Minas", explica.    Além disso, a população mineira ainda tem certa resistência à uso de novas tecnologias. "Os mineiros são mais tradicionais, enquanto a população paulista ou do Distrito Federal consome tecnologia de uma maneira muito mais intensa", completou. Ainda conforme o especialista, o impedimento ao acesso aos smartphones e internet em Minas, muitas vezes é apenas cultural, e não uma questão de renda ou acesso à informação.

  Outro ponto destacado por José Lúcio é que, as dimensões de Minas Gerais dificulta a cobertura de todo o território, como acontece no Espírito Santo, por exemplo, onde o estado é bem menor e a maior parte da população está concentrada em áreas urbanizadas. "Isso acontece porque Minas tem regiões muito distintas, mas se você pegar os dados da Região Metropolitana vai verificar que eles se aproximam aos números de São Paulo", concluiu.   De fato, os dados registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte revelam que a população tem mais acesso à tecnologia e internet. Em 2011, 79,8% dos moradores desta região possuíam celular e 55,7% dos entrevistados disseram ter acessado a web nos três meses que antecederam à pesquisa.    Estudantes   A pesquisa revela ainda que entre 68,3 dos estudantes, com mais de dez anos, de escolas públicas de Minas Gerais têm acesso à internet, enquanto entre os alunos de instituições particulares o número chega a 97,3%. Cerca de 65,4 dos estudantes de maneira geral também têm celular para uso pessoal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por