Minas pretende locar equipamentos para combater incêndios até sexta-feira

Hoje em Dia
21/10/2015 às 16:07.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:09
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

Após anunciar situação de emergência em Minas devido às queimadas que têm destruído reservas naturais e áreas florestais, e liberar R$ 8 milhões para conter os incêndios, o Governo informou que pretende comprar os equipamentos e alugar os aviões que serão usados nas ações até a próxima sexta-feira (23).

“Estamos mobilizados para que, até na próxima sexta-feira (23), já tenhamos conseguido realizar a locação dos helicópteros, a aquisição dos equipamentos de proteção individual e a locação dos caminhões pipa, ações consideradas como prioritárias pela Semad”, declarou o procurador Robson Lucas da Silva, um dos integrantes do grupo. “Um processo que normalmente demoraria em média 30 dias será realizado em cerca de 48h”, completa.

O Governo de Minas informou que para agilizar o processo, a Advocacia Geral do Estado instituiu um Grupo Especial de Suporte à Força Tarefa Previncêndio (FTP), que está  dando suporte jurídico as compras e contrações.

O Grupo Especial de Suporte à Força Tarefa Previncêndio (FTP) é composto por cinco procuradores do Estado e ficará em operação durante os 90 dias em que vigorará a situação de emergência.

Hércules

O Hoje em Dia publicos nesta quarta que uma alternativa do Estado seria contratar junto à Força Aérea Brasileira (FAB) os aviões Hércules C-130, que têm capacidade para lançar até 12 mil litros de água de uma só vez no foco de incêndio. O volume é 17 vezes superior ao transportado por helicópteros Esquilo, modelo previsto no plano de emergência. O governo informou apenas que avalia a contratação do Hércules.

A aeronave da FAB foi usada em combate a incêndio, pela última vez, em abril, quando uma refinaria pegou fogo no porto de Santos (SP). O helicóptero lançou um pó químico.

Queimada

Na terça-feira (21), dezenove focos de incêndio eram combatidos em 11 áreas de preservação ambiental, espalhadas por 23 municípios mineiros.

Ações emergências aprovadas:

- Contratação de horas voo de aviões de combate a incêndios florestais modelo Air Tractor 802ª ou 802G; de helicópteros Esquilo AS 350 83 com helibaldes de 700 litros ou mais
- Locação de caminhões pipa com canhão para lançamento de água, motorista e operador
- Contratação de veículos 4x4 caçamba e conjunto motobomba e reservatório de 700 litros
- Aquisição de 400 kits de equipamentos de proteção individual – Epis, para os funcionários das unidades de conservação
- Aquisição de 120 sopradores costais à gasolina
- Aquisição de conjuntos de motobomba e reservatório de 700 litros
- Interlocução, junto ao governo federal, para doação de veículos desativados de combate a incêndios da Infraero
- Aquisição de caixas d’água de 20 mil litros

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por