Subiu para 61 o número de pessoas que já morreram em Minas após contrair a Covid-19. É o que aponta o novo balanço divulgado neste domingo (26) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Outras 90 mortes pelo novo coronavírus estão em investigação no Estado.

O levantamento aponta que a doença está cada vez mais letal. Se comparado com o último domingo, quando havia a confirmação de 39 mortes, o aumento é de 56%. 

O número de casos suspeitos também cresceu bastante nas últimas 24 horas, passando de 75.929 nesse sábado (25), para 78.232 neste domingo. 

E a situação pode piorar ainda mais, uma vez que, conforme o levantamento, o número de pacientes com a doença também cresceu. No sábado eram 1.481. E, agora, são 1.548.

Distribuição

Minas tem hoje 147 municípios com notificações de casos confirmados do novo coronavírus. Destes, 36 registraram óbitos decorrentes da doença. Belo Horizonte concentra a maioria dos casos, com 517 notificações que resultaram em 11 mortes. 

Outros municípios em destaque com relação a mortos da Covid-19 são Uberlândia (7), Uberaba (3), Juiz de Fora (3), Governador Valadares (3), Contagem (2), Paraisópolis (2) e Pouso Alegre (2).  

Dos 61 mortos no Estado, nove não apresentavam outros problemas de saúde capazes de agravar a Covid-19. 

Clique aqui e confira os casos confirmados por município.

Um homem de 24 anos, de Pouso Alegre, é a vítima mais jovem até o momento. Na outra ponta, um idoso de 92, residente em BH, também perdeu a vida após a infecção.

Dos casos confirmados, a maioria dos pacientes que morreu em decorrência do novo coronavírus é formada por homens: 32 dos 61. E idosos: 48 deles têm mais de 60 anos e apenas 13 têm menos. 

Ainda segundo o levantamento, 85% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e cardiopatia.

Outros fatores de risco registrados foram pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.

Leia também:
Hospital das Clínicas projeta mensagens de famosos para incentivar luta contra a Covid-19
Saiba o que a Covid-19 causa nos pulmões