Minas tem 95 novos casos positivos da variante Ômicron do coronavírus

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
28/12/2021 às 10:39.
Atualizado em 29/12/2021 às 00:38
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Mais 95 novos casos da variante Ômicron do coronavírus foram identificadas em Minas Gerais. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (28) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. 

Segundo informou o titular da pasta, durante coletiva de imprensa realizada na Faculdade de Medicina da UFMG, o resultado das amostras, coletadas na semana do dia 20 de dezembro, foi enviado ao Estado por um laboratório particular. 

Não há, no entanto, informações sobre as cidades onde estes casos foram registrados. 

“Nós recebemos de um laboratório privado de Belo Horizonte quase 100 novos casos prováveis, que consideramos como positivos. Não são testes feitos pela Funed, mas certamente é a tendência nossa que ocorra, sendo a maior parte dessas amostras em Belo Horizonte. Não é um laboratório oficial, mas obviamente nos chama atenção de que a Ômicron está em velocidade muito grande na sua transmissão”, disse. 

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, a nova cepa deve se tornar predominante em breve no Estado. Atualmente, cerca de 80% das amostras analisadas em Minas ainda são positivas para Delta. 

“Isso é questão de tempo, temos essa consciência, pela taxa de transmissão ser maior. O crescimento da Ômicron deve vir muito rápido. Mas a maior parte dos pacientes está em tratamento domiciliar. Há uma expectativa que seja realmente menos grave, tem uma lesão pulmonar menor em relação as outras variantes, apesar de ter uma carga viral maior. Ou seja, mais infectante, mas causa menos doenças pulmonares”, concluiu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por