Mineirão recebe último treinamento contra ataques terroristas

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
26/07/2016 às 19:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:01
 (SEDS/Divulgação)

(SEDS/Divulgação)

O Mineirão foi palco nesta terça-feira (26) do último treinamento prático de defesa contra ataques químicos e de neutralização de explosivos. O estádio receberá dez jogos dos torneios masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos que começam no próximo mês.

Essa foi a terceira atividade do tipo no estádio. Foram feitas simulações de ataques químicos, estrutura de defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN), procedimentos de evacuação da área, prevenção, descontaminação de agentes QBRN e neutralização de artefatos explosivos. Cerca de 200 figurantes ajudaram os agentes das forças de segurança a testar pontos de desocupação, resgate e o deslocamento em caso de atentado.

“Este simulado celebra todo o esforço que empreendemos durante os preparativos para os jogos e a cada treinamento nos sentimos mais preparados para fazer frente a este evento”, ressaltou o capitão Cristiano Soares do Corpo de Bombeiros Militares.

O Esquadrão Antibombas do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, também fez a simulação de neutralização de uma suposta bomba. Esta prática foi importante para treinar a percepção dos funcionários do Consórcio Minas Arena e dos torcedores.

“Este treinamento foi uma forma de coroar todos os preparativos para receber este evento. Hoje reiteramos a integração das forças de segurança, que está preparada e trabalhará de acordo com o que foi planejado nos últimos meses”, salientou o Tenente do Gate, Paulo Matos.

O último treinamento prático no palco dos jogos olímpicos foi considerado positivo pelo Exército, que se disse pronto para dar uma reposta rápida e eficiente diante de ameaças QBRN e com artefatos explosivos. Para o Major do Exército, Tadeu Barradas, “o simulado de hoje ressalta que as equipes especializadas em DBQRN e antibomba estão preparadas para o início das olimpíadas em Belo Horizonte”.

Números

Para a Olimpíada Rio 2016 são esperados no Brasil 15 mil atletas de 206 países. São 32 mil profissionais de imprensa credenciados e uma estimativa de 4,5 bilhões de espectadores no mundo inteiro. Em Belo Horizonte, de acordo com estimativas da Abin, são esperados de 15 a 20 mil turistas durante os jogos. A cidade receberá entre 400 e 500 atletas e 1.500 jornalistas. BH receberá dez partidas de futebol masculino e feminino.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por