A empresária mineira Jussara Couto finalmente oficializou a união consigo mesma. Depois de viralizar na internet, o casamento sologâmico, como é chamada a cerimônia, aconteceu na tarde deste domingo (26), em uma praça do bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

Apesar de inusitada, a cerimônia manteve todos os detalhes de um casamento tradicional: vestido de noiva, decoração, dama de honra, bolo, decoração, convidados e até mesmo o momento de jogar o buquê. Faltou apenas a aliança, substituída pela noiva por uma tatuagem. 

Durante a cerimônia, foi destacada a importância de amar a si mesma, um dos motivos principais que levaram a empresária a tornar real a celebração. "Sem amor próprio aceitamos qualquer um para estar ao nosso lado, por carência, por necessidade. É assim que começam as histórias de abuso, violência, maus tratos", pontuou a celebrante, Renata Magliocca.

O amor próprio foi incentivado também entre os presentes, que foram convidados a se olharem nos espelhos deixados nas cadeiras. "Podemos todos olhar no espelho, nos olhos desse ser que é a sua morada e responder a pergunta? você aceita por livre e espontânea vontade casar com quem você é? Com a força que tem em ser você de verdade?", perguntou.

A noiva confirmou e depois disso também discursou. "Gostar de si não é de forma alguma deixar de amar os outros, é reconhecer que quando a gente tem amor, a gente doa amor", disse Jussara, antes de dividir o buquê com sua filha e pessoas queridas.

No final, a empresária ainda jogou o buquê e avisou a amiga que ficou com ele: "você será a próxima". 

Transmissão

Detalhes da cerimônia foram compartilhados em tempo real no perfil do Instagram @eucomigoeventos, empresa de Jussara e Daniele Cerqueira, especializada em casamentos sologâmicos.