Mineradora apresenta laudo de segurança da barragem Casa de Pedra, em Congonhas

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
30/11/2017 às 21:21.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:58
 (Sandoval Souza/Unaccon/Aclac/Divulgação)

(Sandoval Souza/Unaccon/Aclac/Divulgação)

Um laudo atualizado atestando a segurança da barragem Casa de Pedra, em Congonhas, na região Central de Minas, foi protocolado nesta quinta (30), no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pela CSN Mineração. 

O documento, assinado pela Dam Engenharia, garante a condição de estabilidade de toda a estrutura, além de informar sobre a obra no dique de sela, respondendo todos os questionamentos feitos pelo órgão. 

Segundo a CSN, a obra no dique está em fase final de implantação e, com isso, os fatores de segurança subiram para 1.6 e 1.8, em cada lado. Este número é acima dos níveis exigidos pela legislação dos órgãos responsáveis. 
 
No último domingo (26), a Defesa Civil e a CSN realizaram uma simulação de emergência com o uso de sirene, para alertar moradores em caso de rompimento da barragem. 

Agora, a empresa irá realizar um seminário com as partes envolvidas para que todos apresentem, durante as oficinas, propostas que contribuam com soluções para a melhoria do Plano de Emergência da Barragem Casa de Pedra.As datas dos próximos simulados e do seminário serão divulgadas em breve.

O laudo também será protocolado no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por