Passageiros que usam o sistema de bilhetagem eletrônica Ótimo, no transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão contar com outra forma de pagamento. A partir da primeira semana de fevereiro, estará disponível um minicartão para ser colado ao celular e liberar a entrada nos ônibus e metrô (via integração).

O Adicash MiniCard Ótimo é uma alternativa ao cartão magnético tradicional. Ele efetiva o débito do valor da passagem por aproximação, sem a necessidade de encostar o cartão no leitor.

Segundo a empresa criadora do sistema pioneiro no Brasil, a Adianti, a vantagem desse equipamento para o convencional é que o celular está sempre à mão do usuário e é mais difícil de ser esquecido ou perdido.

Neste ano, a empresa espera vender cerca de 300 mil minicartões, atingindo parte dos 40% dos usuários que ainda pagam a passagem em dinheiro em linhas de 47 cidades do colar metropolitano de Belo Horizonte atendidas pelo sistema.

A compra e a recarga poderão ser feitas onde já são realizadas as manutenções nos cartões Ótimo. O custo ainda não foi divulgado.

“O novo sistema trará mais segurança dentro do ônibus e reduzirá o tempo de embarque”, alega a sócia-diretora da Adianti, Junia Moreira da Fonseca.

Outra novidade é que o minicard poderá ser usado como um cartão de crédito pré-pago para qualquer tipo de compra, desde que sejam feitas nos mil estabelecimentos que aceitam a bandeira Adianti. “A meta é termos credenciadas 3.500 lojas, até o fim de 2014, em BH e região metropolitana”, afirma Junia.