Ministério da Integração reconhece emergência de cidade mineira

Hoje em Dia
18/03/2016 às 09:56.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:51

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de Sabinópolis, no Vale do Rio Doce. A cidade foi atingida, em 20 de janeiro, por intensas chuvas.

Na ocasião, o prefeito Carlos Roberto Barroso Mourão informou que o Rio Correntes, que passa pela cidade, subiu cinco metros e meio acima do normal e provocou a inundação de vários quarteirões.

Cinco residências foram destruídas e 15 danificadas. Cerca de 30 pessoas ficaram desalojadas e 12 desabrigadas. A chuva também obstruiu estradas vicinais e ocasionou vários deslizamentos de encostas.

Além do município mineiro, a portaria publicada no Diário Oficial da União também reconheceu a emergência de Barreiras (BA), Canápolis (BA), Morpará (BA), Caracol (MS), Araruna (PR), Riqueza (SC), Lençóis Paulistas (SP), Pederneiras (SP) e Taquaritinga (SP).

Todas as cidades, conforme o Ministério da Integração, foram afetados por temporais.

Emergência

A situação de emergência é reconhecida diante de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um município, estado ou região, decretada em razão de desastre, com comprometimento parcial da capacidade de resposta aos prejuízos.
 
Com o reconhecimento em âmbito federal, a prefeitura desses municípios fica apta a pedir e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos emergenciais.
 
A publicação entra em vigor nesta sexta-feira (18).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por