O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou neste domingo (6) que 5.848.619 candidatos fizeram as provas nos dois dias de exame, aplicado neste final de semana. A abstenção foi de 30%. É o maior índice desde 2009, quando a proporção de faltosos chegou a 37,7%. No ano passado, a taxa foi de 25,5%.

A prova voltará a ser aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro para os que estavam inscritos para fazer o exame em uma das 405 escolas ocupadas em protesto contra a proposta de reforma do ensino médio e a PEC que limita o aumento dos gastos públicos.

O Enem foi aplicado em 1.607 locais espalhados pelo país. A nota da prova é importante porque é usada como critério de seleção em diversas instituições de ensino superior público.

Já 768 candidatos foram eliminados por irregularidades. Entre eles, 641 foram por “descumprimento de regras gerais”. Os motivos vão de descumprimento da regra que exige uso de caneta transparente a atraso. O uso de detector de metais eliminou 120 candidatos. Sete inscritos foram eliminados por se recusar a fazer o teste de biometria.

Sucesso

O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou a realização do Enem como um “sucesso total” e minimizou o impacto das ocupações de escolas.

“Diante do quadro, eu diria que foi um sucesso absoluto o Enem 2016. A gente tinha um ambiente de estudantes em escolas estaduais em diversos fatores, alguns casos envolvendo até a mobilização local envolvendo disputas históricas sindicais. Em algum momento, houve até dúvida sobre o sucesso do Enem, e conseguimos que 97% conseguissem participar de um total de 8,6 milhões de inscritos”, afirmou o ministro em entrevista em Brasília.

De acordo com o MEC, 8.356.215 candidatos se inscreveram para o exame. Desse total, 5.848.619 fizeram a prova e 2.507.596 não fizeram.

Leia também:
Matemática preocupa candidatos no 2º dia do Enem
Na saída do Enem, estudantes elogiam tema da redação e reclamam do cansaço
Ministro da Educação diz que, apesar das dificuldades, Enem foi um sucesso
Enem: gabaritos saem na quarta e resultado final no dia 19 de janeiro
Denúncias de intolerância religiosa crescem 3.706% nos últimos 5 anos
Provas do Enem trazem questões sobre dengue, esportes e Clarice Lispector