O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, é aguardado na manhã desta quinta-feira (22) na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.  Acompanhado do prefeito Alexandre Kalil, o representante do governo federal deve anunciar recursos para recuperação dos estragos causados pelos temporais na capital mineira. 

O prefeito e o ministro também devem visitar áreas mais atingidas. Entre elas, a BR-356, no aglomerado Morro do Papagaio, região Centro-Sul de BH. No local, um muro de sustentação corre risco de desabar em casas da Vila São Bento. Barbalho também deve ir à rua Eclipse, no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul, onde uma cratera se abriu. 

Na última terça-feira, a prefeitura de BH anunciou estado de emergência por causa da chuva para facilitar o acesso a recursos do governo federal. O decreto, que tem validade de 180 dias, foi publicado no Diário Oficial da União. Um plano de obras com os pontos prioritários de intervenção está sendo elaborado e deve ser apresentado nas próximas semanas.