Mobilidade comprometida por crescimento da frota na Grande BH

Fernando Zuba - Do Hoje em Dia
08/08/2012 às 11:38.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:17
 (Carlos Roberto)

(Carlos Roberto)

Em 2002, a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) tinha uma frota de 1.080.578 veículos, incluindo carros, motos e caminhões. Em dezembro de 2011, ela passou para mais de 2,2 milhões, ou seja, mais que o dobro. Se mantida a tendência de crescimento verificada nos últimos dez anos, estima-se que, em 2020, a frota gire em torno de 4,8 milhões de automóveis.

Para definir investimentos, ações e políticas de mobilidade para a próxima década, com reflexos no transporte de pessoas e de mercadorias, o governo de Minas iniciou ontem a pesquisa Origem-Destino 2012. Segundo o secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, o principal objetivo é fazer um diagnóstico quantitativo que norteará estudos e modelagens de investimentos em infraestrutura e sistema de transporte na RMBH.

O secretário adverte que as obras de mobilidade que estão sendo feitas na capital, como nas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos, serão insuficientes e não resolverão o problema da cidade.

O crescimento médio anual da frota da RMBH, entre 2002 e 2011, foi de 8,7%, enquanto a população cresceu apenas 1,1% de acordo com os censos feitos pelo IBGE em 2000 e 2010. “Temos que priorizar o transporte de massa de qualidade, como o metrô e o trem metropolitano”, disse Silveira. Ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ele cobrou investimentos do governo federal.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que não iria se manifestar sobre o assunto.

Plano Metropolitano

De acordo com o diretor de Planejamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Adrian Machado Batista, a pesquisa vai mostrar a evolução da mobilidade, na última década, e será indispensável para que sejam feitas melhorias. “O Plano Metropolitano de Mobilidade da RMBH está previsto para ser iniciado em abril de 2013 e concluído em dezembro do mesmo ano”.

A pesquisa quer identificar os hábitos da população dos 34 municípios da RMBH. O levantamento vai indicar para onde as pessoas se deslocam, quando o fazem, o motivo do deslocamento e os meios de transporte escolhidos.

Também vai apontar onde as pessoas moram, a ocupação delas, idade e renda familiar. O estudo é resultado da parceria entre as secretarias de Estado de Gestão Metropolitana, de Transportes e Obras Públicas e a ARMBH.

 


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por