Mobilização de urgência em hospital pode ter salvado vidas de vítimas de acidente com ônibus

Juliana Baeta
jcosta@hojeemdia.com.br
29/11/2018 às 17:41.
Atualizado em 28/10/2021 às 02:27
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Segundo o diretor geral do Hospital Municipal de Contagem (HMC), João Pedro Laurito Machado, o atendimento imediato às vítimas do acidente ocorrido nesta quinta-feira (29), quando um ônibus circular da linha 001 caiu do viaduto da avenida João César de Oliveira, uma altura de 7 metros, pode ter salvado vidas.

"Em 40 minutos nós já havíamos atendido as oito vítimas que estavam mais graves", disse. Ao saber do acidente, três enfermarias do hospital e 18 leitos foram liberados para a primeira acolhida às vítimas. Ao todo, foram mobilizados 60 profissionais da equipe médica para o atendimento imediato às vítimas.

Para isso, segundo Machado, os procedimentos eletivos, como algumas cirurgias agendadas no hospital, foram canceladas.

Ao todo, 17 vítimas do acidente estão no HMC, sendo que três, incluindo o motorista do ônibus, estão na CTI. Eles continuam no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva da unidade devido a traumas de face, crânio e tórax. Mas, segundo o diretor do hospital, nenhum corre risco de morte.

Além destes casos, também demandou cuidados especiais uma gestante de 16 semanas que estava no ônibus. Ela e o bebê também estão fora de perigo.

Além dos passageiros que estão no HMC, dois outros estão internados no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Uma mulher que foi socorrida pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros, e está em estado grave; e um homem que, segundo a assessoria da Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais (Fhemig), tem quadro de saúde estável.

Outros quatro passageiros foram encaminhados para a UPA JK, mas três já foram liberados. O quarto foi encaminhado para o HMC, onde permanece internado. Sobre o passageiro encaminhado para o Hospital Santa Rita, o hospital comunicou que não irá passar nenhuma informação a respeito. 

Leia mais:
Motorista do ônibus está internado em estado grave na CTI do Hospital Municipal de Contagem
Polícia Civil vai investigar acidente envolvendo ônibus que caiu de viaduto e feriu 22 em Contagem
Ônibus que caiu do viaduto rodava sem cobrador; familiares pedem apuração das condições de trabalho

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por