Mobilização garante maior agilidade no socorro à população no período chuvoso em Minas

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
21/03/2017 às 11:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:49

Minas Gerais se aproxima do fim do período chuvoso com um balanço positivo de atuação nesse período. Por meio da criação do Grupo Estratégico de Resposta (GER) em dezembro do ano passado, o Governo do Estado articulou esforços dos órgãos estaduais e mobilizou as equipes para um trabalho coordenado no enfrentamento dos problemas causados pelas chuvas. .

Atuação

De acordo com o coordenador do GER, tenente-coronel Juliano Cançado, o grupo se estruturou para ser acionado sempre de forma rápida e dinâmica, inclusive com o uso de tecnologias de comunicação instantânea, o que criou condições para o rápido acionamento dos órgãos participantes. Ao todo, segundo o DEER/MG, foram liberados 34 locais que tiveram o tráfego interditado, desde o início do período chuvoso.

Desde o início do período chuvoso, em outubro de 2016, o departamento registrou 68 ocorrências, com 38 completamente resolvidas e outras estão em fase de conclusão. Do total de ocorrências, 13 estiveram relacionadas a pista de rolamento, 11 pontes, 43 aterros e um atoleiro.

Balanço

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foram realizadas, até aqui, 12 reuniões do GER. Até o final do período chuvoso, previsto para este mês de março, a previsão é chegar a um total de 15 encontros estratégicos.

Proteção

Como o período chuvoso é propenso à ocorrência de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, por exemplo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também reforça aos cidadãos a importância de se adotar medidas de segurança e proteção. Clique aqui para conferir algumas dessas orientações, listadas pelo órgão.

(Com Agência Minas)*

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por